Sabemos que a Inteligência Artificial está alterando cada vez mais o modo como os negócios operam. Os programas e as ferramentas da IA estão ajudando a transformar todos os departamentos das empresas de diversos setores. Além de benefícios internos, como economia de tempo e redução de gastos, essa tecnologia também promete ser cada vez mais importante para outra área: a gestão de relacionamento com o cliente. Isso porque a IA proporciona uma melhor experiência para o consumidor.

Se você é gestor de uma empresa, é importante ter em mente que toda decisão relacionada a tecnologia devem retornar para essa questão fundamental: a experiência do cliente. A grande quantidade de dados disponíveis atualmente pode ser utilizada para o Machine Learning e outras tecnologias da Inteligência Artificial, que ajudam a melhorar o relacionamento das empresas com os consumidores.

Confira neste artigo algumas maneiras que a IA está transformando a experiência do cliente!

Análise de dados

Nos dias de hoje, a  quantidade de dados que podemos coletar através de visitantes do nosso website ou com base em padrões de compra anteriores dos clientes são intermináveis. Porém, o desafio de ter acesso a esse enorme volume de informações é saber utilizá-las no tempo certo e da maneira correta.

Depender de humanos para analisar e entender os dados coletados de usuários requer muito tempo e muito esforço. Sendo assim, a Inteligência Artificial pode fazer muita diferença. A utilização dessa tecnologia dá às empresas a chance de coletar e interpretar as informações disponíveis de forma eficaz e precisa, gerando insights importantes para solucionar problemas e entender o feedback dos usuários. Dessa forma, a empresa tem muito mais chances de melhorar a experiência do consumidor.

É importante ressaltar também que a análise de dados deve ser o ponto central de qualquer negócio. Isso porque ela coloca um ponto de vista quantitativo nas tomadas de decisão, ou seja, os dados mostram de forma concreta e precisa o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Assim, a Inteligência Artificial melhora esse processo e traz uma resposta rápida e eficiente para a sua empresa e seus clientes.

Contratar uma consultoria de dados para ajudar em todo esse processo é uma opção eficiente para lidar com as informações disponíveis da melhor maneira.

Chatbots e assistentes virtuais

De longe, um dos aspectos mais importantes da IA é que ela elimina a necessidade de aguardar “em espera” para o próximo atendente ficar disponível e ajudar os consumidores a resolverem problemas simples. A Inteligência Artificial mudou tudo isso ao permitir que as empresas utilizem chatbots e assistentes virtuais para responder a perguntas comuns dos consumidores, fazendo com que o atendimento seja muito mais rápido e prático.

Em 2011, a Gartner previu que até 2020, 85% das relações entre empresas e consumidores seriam realizadas sem interação com humanos. E agora, o Servion Global Solutions prevê que até 2025, a IA vai dominar 95% das interações dos clientes com as organizações. Quando encontram um problema em qualquer website, a primeira atitude que a maioria dos consumidores tomam é procurar pelo botão do chatbot. Eles sabem que estão falando com robôs, mas desde que tenham o problema resolvido, saem satisfeitos.

É fato que os chatbots ainda não são completamente eficientes. Mas, eles estão fazendo o suficiente e se mostrando cada vez mais úteis para solucionar os problemas pequenos dos consumidores. Com isso, os responsáveis pela área de atendimento ao cliente podem ter mais tempo para trabalhar em outras questões que possuem soluções mais difíceis.

Personalização

Outra maneira importante que a IA está transformando a experiência do consumidor é através de recomendações personalizadas. 

Podemos notar que no momento atual em que vivemos, nós raramente precisamos ficar procurando por produtos que sejam úteis para nós. Isso porque é muito fácil, agora, encontrar uma recomendação baseada no nosso histórico. Por exemplo, vídeos e filmes recomendados no Youtube e no Netflix; músicas recomendadas no Spotify; produtos recomendados na Amazon; entre outros. Nos dias de hoje, as empresas sabem tudo que é relevante sobre as necessidades e desejos dos consumidores. E tudo isso é possível através da Inteligência Artificial.

Além de recomendações personalizadas, as empresas também estão utilizando as ferramentas de IA para ajudar a desenvolver conteúdo personalizado. Devido ao grande volume de dados disponíveis, as organizações podem extrair informações sobre os consumidores que ajudam a direcionar as campanhas de marketing para públicos específicos, da maneira mais adequada e no momento certo. 

Desse modo, a taxa de retenção e satisfação dos clientes aumenta, já que as pessoas são muito mais propensas a adquirir os produtos ou serviços de uma empresa que buscou conhecê-las de forma profunda.

Jornada do cliente

A experiência do consumidor se torna excelente quando a empresa se preocupa com o usuário durante toda sua jornada. Extrair insights de milhares de jornadas de consumidores para dar a todos os clientes o que eles precisam é um processo muito difícil e devagar utilizando estratégias e ferramentas de análise convencionais.

Através da Inteligência Artificial, é possível filtrar as informações relevantes e revelar diversas oportunidades de negócio, que muitas vezes passariam despercebidas pelas empresas. Assim, os gestores podem gastar energia organizando esses insights e informações para melhorar as tomadas de decisão, em vez de ficarem perdendo tempo com informações básicas e desnecessárias.

As análises da jornada do cliente utilizando Inteligência Artificial ajudam a encontrar toda e qualquer informação existente, mesmo sem estar procurando especificamente por ela. 

Assim, a IA pode ajudar a prever comportamentos futuros com muita precisão, além de encontrar todos os fatores que influenciam as atitudes dos clientes, fazendo com que a empresa consiga trabalhar todos os pontos necessários para aumentar a satisfação dos consumidores.

Concluindo…

A Inteligência Artificial é, hoje, essencial para qualquer negócio. Além de milhares de outros benefícios, essa tecnologia proporciona uma melhor experiência para o cliente, e melhora o relacionamento dele com a empresa.

Sendo assim, é muito importante investir em IA para melhorar os resultados do seu negócio e estar sempre à frente da concorrência.

 

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