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O que é um painel de vendas e como cria-lo

Marketing
O campo das vendas tem tudo a ver com números, mas esses números são fúteis no caso você não possa apresentá-los a sua equipe de forma que o ajude a atingir seus objetivos.

Nas vendas, os dados impulsionam a maioria das escolhas de negócios. Você não pode assistir a um jogo de basquete sem o placar. Da mesma forma, você não pode executar uma atividade de vendas eficaz sem um painel de vendas.

Os painéis de vendas apresentam visuais do que está acontecendo em a qualquer hora e momento com métricas importantes, como receita de vendas, taxas de conversão, avaliações de fidelidade do consumidor e números de retenção do cliente.

O que abordaremos:

  • Como o painel de vendas é incorporado
  • Quais os motivos que os painéis de vendas são importantes para o seu negócio
  • Quais são as vantagens de um painel de vendas
  • Instruções de como criar painel de vendas incrível
  • Erros comuns para evitar enquanto cria o painel de vendas
  • Formatos de painel de vendas que você pode utilizar

O que é um painel de vendas?

Um painel de vendas é um resumo gráfico do desempenho de uma equipe de vendas. Ele fornece dados visuais para ajudar os chefes e representantes a entender a força do seu negócio.

O ambiente financeiro atual espera que as organizações trabalhem com mais eficiência do que nunca. Os painéis de vendas ajudam os administradores a decidir sobre sua metodologia de negócios, especialmente no que diz respeito à eficácia da exibição dos dados de sua equipe.

Uma imagem completa da condição de uma organização pode ser desenhada verificando as principais métricas em um painel financeiro. Ele ajuda a apresentar problemas e potenciais de desenvolvimento. Nessa linha, os supervisores de projeto podem traçar objetivos para si, como também para suas equipes com informações constantes em tempo real.

Os painéis de vendas também usam scorecards: eles podem ajudar a observar padrões e mapeá-los em relação a um objetivo específico.

Sua equipe de vendas pode compreender assumindo que eles estão errando o alvo em relação a sua meta mensal e ajustar suas estratégias de vendas. Essa visualização os ajudará a manter as empresas no alvo certo mantendo o desempenho do seu negócio.

Os vendedores gerenciam uma grande quantidade de informações, volume de leads, negócios fechados, pagamentos, metas de receita, receita líquida, metas de vendas etc.

A maior parte do software de CRM acompanha um painel inerente, e isso significa que você não precisa se preocupar com uma programação diferente para utilizar em um painel de negócios e não precisa montá-los fisicamente, considerando todas as coisas.

Qual é o propósito de um painel de vendas?

Os painéis de negócios são vitais para qualquer atividade de negócios eficaz. Eles fornecem um retrato visual do que está acontecendo em tempo real com várias métricas, por exemplo, receita, taxas de conversão e avaliações de satisfação do consumidor em um único local.

Os supervisores de projeto precisam de painéis e scorecards, pois eles os ajudam a decidir sobre como seu poder de vendas, investe ou gasta sua energia durante as tarefas do dia a dia: você tem um número limitado de horas por dia, então em que sua equipe de vendas deve se concentrar?

Quais leads parecem bons? Quão eficaz tem sido a publicidade para o mês atual?

O que está acontecendo com as negociações reservadas para a semana seguinte? Um painel de vendas bem planejado pode mostrar essas informações sem sobrecarregar você.

Os painéis de negócios se dividem em quatro tipos:

  • Informativo: Este é o modelo essencial do painel. É extremamente simples e apenas fornece dados superficiais sobre um empreendimento.
  • Analítico: Dashboards analíticos fornecem o contexto de informações. Isso geralmente incorpora dados de fundação, análises e assim por diante
  • Operacional: Esses painéis interativos visualizam os processos administrativos e funcionais de um negócio. Eles frequentemente fornecem experiências e dados contínuos.
  • Estratégico: Os painéis estratégicos destinam-se a conduzir o sistema e fazer previsões de vendas. Esses painéis de negócios são em sua maioria estáticos e são atualizados semana após semana ou mês a mês.

O que é um Painel de KPI?

Um painel de KPI oferece uma perspectiva abrangente sobre os principais indicadores de exibição por meio de diagramas, esboços e tabelas para que você possa pesquisar e examinar rapidamente a execução de suas vendas. Com componentes intuitivos e informações acionáveis, os KPIs assumem um papel significativo na melhoria do seu negócio.

Um painel de KPI pode ser visto como um subconjunto de um painel de vendas. Aqui, você pega cerca de 3-4 dos principais KPIs e os acompanha a longo do tempo.

Muito parecido com um painel de vendas genérico, os painéis de KPI têm quatro classes bem conhecidas: painéis de KPI informativos, operacionais, táticos e analíticos.

Aqui estão alguns exemplos de painéis de KPI de vendas e quais métricas cada um deles tem:

  • Tabela de classificação de KPIs de vendas: isso pode Gamificar o ciclo de vendas e impulsionar as pessoas a terem um melhor desempenho. Os KPIs incorporam vendas, reservas, desempenho de vendas individuais em relação a metas, vendas em grupo em relação a objetivos anuais e assim por diante.
  • Painel de KPI de vendas executivas: Este painel de KPI oferece uma perspectiva geral das métricas de vendas e de desempenho da associação. Também chamado de painel de KPI estratégico, ele incorpora negócios deste mês e ano, previsão deste mês vs vendas reais, taxa de ganhos e muito mais. 
  • Painel de KPIs de movimentação de negócios: Este painel observa diferentes exercícios de negócios. Os KPIs incorporam oportunidades geradas, atividades deste mês e uma análise detalhada das atividades de negócios.
  • Painel de KPI de oportunidades de vendas: Este painel mostra as últimas oportunidades e possíveis potenciais por meio de KPIs, oportunidades por unidade, item ou área e oportunidades geradas.

Quais são os benefícios de um painel de vendas?

A razão para um painel de vendas é responder a perguntas.

Um painel poderoso oferece experiências de progresso de vendas, além de impulsionar o negócio e o desenvolvimento de receita.

Existem algumas vantagens em ter um painel de vendas eficaz, por exemplo,

  • Verificar os padrões de desempenho ao longo prazo: acompanhar o progresso é fundamental – assim também é perceber quando a melhoria parou. Um painel bem planejado mostrará o status de cada elemento nele e identificará quaisquer progressos que devem ser feitos para que a taxa de sucesso da sua equipe aumente.
  • Concentrar facilmente informações de várias fontes em um local: às vezes é difícil obter relatórios de várias divisões em um mesmo local. Os painéis de vendas ajudam nisso. Portanto, melhora a eficiência das vendas e suaviza os processos.
  • Obtendo atualizações contínuas: os melhores painéis de vendas fornecerão constantemente atualizações em tempo real. Isso significa que você terá a opção de ver as informações mais atuais quando elas forem disponíveis.
  • Expansão da responsabilidade e franqueza: Um painel concentra todas as informações. Nessa linha, todas as partes têm acessos a dados atualizados simultaneamente.

Como pode ver, um painel de vendas pode ser de grande ajuda para agilizar as atividades de vendas. Cada trabalhador que utiliza os dados de vendas para acompanhar o desempenho dos negócios deve utilizar um painel de vendas.

Isso inclui chefes de vendas, supervisores de vendas, diretores de vendas, gerentes de marketing, contadores, gerentes financeiros, gerentes de atendimento ao cliente e outros.

O que seu painel de vendas deve incluir?

Encher seu painel de vendas com diversos número é uma péssima ideia. Em vez disso, você deve seguir estas métricas de negócios para aproveitar ao máximo seu painel de vendas:

  • Leads por fonte: com essa métrica, você entenderá de onde seus leads estão vindo.
  • Taxa de ganhos/perdas: Está métrica mostra a porcentagem de oportunidades abertas que você ganhou.
  • Índice de upsell: como vender aos clientes existentes é mais lucrativo e simples, o índice de upsell é uma métrica significativa a ser monitorada.
  • Oportunidades em aberto: essa métrica mostra o número de chances que ainda estão na mesa e pode ser utilizada para desenvolver seu pipeline de vendas.
  • Casos abertos: essa métrica mostra o número de casos de contato do cliente em aberto.
  • Oportunidades fechadas: Com isso, você pode perceber quantos vendas você criou e da mesma forma, a receita gerada.

Instruções para criar o painel de vendas definitivo

Enquanto você planeja seu painel, ele ajuda a reconhecer quais métricas-chave você precisa e como apresentá-las.

Aqui está um pequeno auxílio sobre o método mais eficiente para fabricar um painel poderoso e impulsionar a vendas.

Entenda o motivo do painel

Um painel deve apresentar tudo o que você deseja saber do seu canal de vendas. Ele deve ajudá-lo a se concentrar em suas atribuições de vendas com base em análises e previsões.

O painel de vendas também deve ser atualizado progressivamente e acessível a todos os principais indivíduos da equipe de vendas, com o objetivo nenhum tempo seja desperdiçado.

Identifique o publico

Quem verá este painel? É um líder de alto nível, um contador ou um especialista em vendas de campo?

Quando você compreende seu público-alvo, não é difícil fazer um painel.

Reconheça as informações que você precisa compartilhar

Como os dados tratam as necessidades dos clientes? Eles exigem dados de vendas atualizadas ou totais mensais para uma oferta de produto específica?

Com que frequência essas informações devem ser atualizadas?

Reconhecer as medições de KPI de negócios

Como a informação você quer ser capaz de quantificar? Quais são os objetivos desse painel e como será a sucesso para ele?

Ele tende a ser atraente por adicionar todas as fontes de dados, mas uma diretriz decente é focar em 3-4 métricas de KPI. Assim, você pode ficar longe da desordem e das baixas taxas de sucesso.

Alguns exemplos de métricas que você pode seguir são:

  • Número de ofertas
  • Leads no pipeline
  • Negociações fechadas/perdidas
  • Perda de lucro
  • Receita mensal
  • Custo de aquisição do cliente

Selecione a software de painel correto

Você precisará de algo que atenda aos seus pré-requisitos e acomode as informações que você precisa mostrar. 

Você pode ajustar os formatos e torná-los facilmente abertos a todos (ou algumas pessoas em particular) em sua equipe de vendas. As fontes de dados e os planos podem ser trabalhados de acordo com os requisitos do seu grupo de divulgação.

É vital ter um controle decente de quem será seu público-alvo ao planejar os painéis de vendas. A configuração do painel deve acomodar o trabalho extraordinário de cada especialista de vendas e como eles irão utilizar a ferramenta.

O plano e o fluxo do painel são vitais a serem considerados. O painel deve ser eficiente e ter botões claros que chamem atenção.

Ao mapear os dados graficamente, fica mais simples entender o significado e obtenção de insights acionáveis.

Seja versátil

Com este grande número de dicas, não é difícil ser sobrecarregado. Não obstante, o objetivo é construir instrumentos que auxilie um vendedor a ser mais orientado pelos dados.

Seu painel deve ser versátil e adaptável: dados e objetivos mudam constantemente, e seu painel também deve ter essa opção.

Erros normais a serem evitados ao criar um painel de vendas

Construir um painel que atenda às suas necessidades e apresente as informações com sucesso é complicado. Pode haver vários obstáculos no que diz respeito à criação de um painel de negócios viável.

Fique longe desses erros comuns.

Um painel de tamanho único

Incluir um excesso de dados pode tornar o painel complexo.

Dashboards são criados com as diversas funcionalidades, por isso é ideal escolher os elementos para suas necessidades particulares e evitar qualquer informação desnecessária.

Utilizando os gráficos errados

Se você tiver vários grupos de informações, considere escolher os painéis adequado para as informações que você está tentando introduzir.

Por exemplo, não envolva um gráfico de pizza enquanto estiver mostrando valores de renda ao longo do ano anterior.

Escolha de Layout ruins

Supondo que você tenha diferentes coletas de dados, pense em transformá-las em painéis independentes. Mantenha todo o conteúdo textual conciso, mas esclarecedor; ninguém gosta de ler paredes de texto.

Uma diretriz decente ao planejar seu próprio painel de vendas é: quanto mais simples, melhor.

Painel de previsão de vendas

Um painel de previsão de vendas é um método extraordinário para calcular as vendas previstas para um período específico. Um layout de precisão de vendas atraente ajudará você a reconhecer oportunidades potenciais de crescimento de vendas, oferecendo previsões de vendas precisas.

Painel de automação de vendas

Um painel de automação de vendas oferece aos supervisores de projeto e especialistas de vendas, fluxo de trabalho e relatórios visuais e intuitivos para ajudar na escolha orientada por dados.

Esse formato de painel pode dar a você a visibilidade que a análise sozinha não pode. A automação de vendas permitirá que você acompanhe tudo, desde o seu desempenho de vendas até onde os clientes em potencial estão chegando seus negócios até onde as possibilidades estão surgindo e como elas estão mudando.

Os layouts de automação de vendas oferecem um método acessível de organização, eliminando atribuições administrativas desnecessárias e economizando tempo!

Painel de pipeline de vendas

Um painel de gerenciamento de vendas pode ajudá-lo a entender a situação com seu pipeline de vendas.

Utilize um formato para reconhecer padrões em como os clientes em potencial se passam de um estágio para o outro começando com um funil de vendas. Você também pode rastrear oportunidades e monitorar quais negócios você deve priorizar.

Painel de gerenciamento de vendas

Um painel de gerenciamento de vendas pode ajudar uma equipe de vendas a fechar mais leads. Ele oferece um resumo de todos os contatos, mensagens enviadas e compromisso agendados.

Esse formato de painel é útil para supervisores e analistas de vendas, o que basicamente o torna um painel de desempenho de vendas.

Um painel de desenvolvimento de vendas ajuda um gerente de vendas a realmente reconhecer padrões, dar suporte a leads e impulsionar o desenvolvimento. 

Painel de atividades de ofertas

Um painel de atividades de vendas rastreia as atividades de cada vendedor. O painel de atividades de vendas destina-se a equipes de alcance de alto volume que precisam de mais conhecimento sobre o desempenho dos vendedores em relação às metas.

Ele permite que um líder de projeto penetre rapidamente e avalie a desempenho individual, identifica oportunidade valiosas para o desenvolvimento e dá instruções específicas.

Utilize este layout de painel para criar um relatório de atividade de vendas personalizado que descreva o desempenho de um vendedor específico em relação às metas em relação a seus objetivos.

Conclusão

Os Dashboards são uma das principais ferramentas para qualquer operação de vendas.

No que diz respeito à informação, quanto mais dados acessíveis aos seus clientes, melhor não apenas em termos de volume, mas também por ter todos esses dados coordenados em algo significativo como um Dashboard.

Muitas ferramentas de software oferecem opções interativas e intuitivas. Seja como for, a maioria das boas escolhas são realmente caras.

Veja o artigo sobre: Como analise de dados pode aumentar suas vendas.
Visite o nosso site tambem: www.neomove.com.br

 

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