Machine Learning, que pode ser traduzido como “aprendizado de máquina”, é um ramo da Inteligência Artificial que está se destacando cada vez mais no mundo dos negócios. Contudo, nem todos entendem do que realmente se trata esse recurso. Se esse é o seu caso, este artigo te ajudará a compreender o que é Machine Learning, como funciona e qual é a importância dessa técnica para as empresas.

Machine Learning X Inteligência Artificial

Muitas pessoas acreditam que Machine Learning e Inteligência Artificial são sinônimos, mas não é bem assim.

A Inteligência Artificial envolve várias práticas que utilizam algoritmos para tornar um software inteligente, e o aprendizado de máquina é uma delas.

Para começar, vamos entender com clareza o que significa Inteligência Artificial. Existem diversas definições para esse termo. Porém, de modo amplo, podemos dizer que Inteligência Artificial consiste em desenvolver mecanismos que consigam simular o raciocínio humano.

Em outras palavras, a IA faz os computadores “pensarem” exatamente como os humanos. Assim, eles são capazes de realizar tarefas a partir dos dados que recebem.

Isso traz diversas vantagens para as empresas, como a redução de erros de processos. Além disso, também há um aumento da produtividade e uma diminuição de custos.

Então, o que é Machine Learning?

De uma forma geral, essa tecnologia é baseada na ideia de que máquinas são capazes de aprender com um grande volume de dados. Com isso, conseguem encontrar tendências e padrões, tudo de forma inteligente e com o mínimo de intervenção humana.

Portanto, Machine Learning pode ser definido como uma vertente importante da Inteligência Artificial que treina máquinas para aprenderem com dados. Essa técnica implica em construir modelos de análise automatizados que precisam cada vez menos da ajuda humana para tomar decisões.

O aprendizado de máquina funciona através de algoritmos, que utilizam estatísticas para prever respostas com mais precisão e obter resultados com menores chances de erro.

Esses algoritmos tornam as máquinas capazes de encontrar conexões entre os dados para que consigam realizar tarefas sem intervenção humana.

Um diferencial do Machine Learning é o fato de não ser necessário mudar sua programação à medida que novos dados são inseridos ao sistema. Dessa forma, esse modelo é capaz de atualizar automaticamente.

O aprendizado de máquina pode ser separado em dois métodos principais: aprendizado supervisionado e aprendizado não supervisionado.

Aprendizado supervisionado

Esse método é utilizado quando desejamos prever uma variável dependente a partir de variáveis independentes. Sendo assim, utilizamos dados históricos para prever possíveis acontecimentos futuros.

Aprendizado não supervisionado

Já no aprendizado não supervisionado, não é fornecido ao sistema uma “resposta certa”, ou seja, não há dados históricos. Logo, cabe ao sistema entender o que está ocorrendo e entregar uma resposta. O objetivo desse método é encontrar alguma estrutura entre os dados.

Machine Learning e Deep Learning

O Deep Learning, traduzido como aprendizado profundo, é um subconjunto do Machine Learning.  

Essa técnica consiste na utilização de redes neurais artificiais profundas, que simulam o modo como o cérebro humano funciona. 

Nesse método, os computadores são treinados para realizar tarefas como reconhecimento de som, reconhecimento de imagem, previsões, entre outros. 

Importância e vantagens do Machine Learning

Depois de entender o que é aprendizado de máquina e como funciona, não há dúvidas que utilizar essa tecnologia é muito importante para as empresas.

A maior parte dos negócios que utilizam grandes volumes de dados para trabalhar estão reconhecendo cada vez mais a relevância do Machine Learning.

Esse método está sendo utilizado nas mais diversas áreas, como serviços financeiros, operadoras de saúde, marketing e vendas, transporte, entre outros.

Dentre as várias vantagens que o Machine Learning proporciona, podemos destacar:

  • a velocidade no processamento de dados e na identificação de informações relevantes
  • a detecção e a prevenção de fraudes
  • a análise precisa do comportamento dos consumidores

Com isso, o aprendizado de máquina é um grande aliado na hora de tomar decisões assertivas para o seu negócio.

Sendo assim, ao utilizar Machine Learning, sua empresa conseguirá trabalhar com mais eficiência e ganhar vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

A tendência é que o aprendizado de máquina se desenvolva cada vez mais, e que o seu potencial para o mundo dos negócios só aumente.

 

Se este artigo te ajudou a entender o que é Machine Learning, como funciona e qual é sua importância para as empresas, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!

 

 

 

Deixe uma Resposta