A Inteligência Artificial (IA) sempre foi vista como algo futurista, associada aos robôs e aos filmes de Hollywood. Porém, sabemos que essa tecnologia já faz parte da nossa realidade. Nos últimos anos, vimos um aumento significativo no número de plataformas, aplicativos e ferramentas baseados em Machine Learning e nas tecnologias de IA. 

No entanto, essa tecnologia é uma das mais complexas para monitorar, regular e controlar. Com isso, surgiram receios de que as máquinas consigam superar as capacidades humanas e possam se transformar em um problema ou ameaça. Apesar das preocupações, não há motivos para pânico. Em 2020 e por bastante tempo, a Inteligência Artificial não representará nenhum perigo para os humanos.

As pesquisas e os investimentos em IA atualmente são voltados para tornar a vida das pessoas mais prática e trazer avanços para o mundo corporativo. Nos dias de hoje, qualquer empresa, independentemente do tamanho ou da área de atuação, deseja essa tecnologia promissora, uma vez que investir nela traz diversas vantagens competitivas.

Com a chegada de 2020, é provável que vejamos a IA trazendo várias mudanças em muitos aspectos. Confira neste artigo 8 tendências de Inteligência Artificial para o novo ano!

1. A integração da IA com o Blockchain e a Internet das Coisas

Para que a Inteligência Artificial tenha um impacto positivo, ela deve ser integrada a outras tecnologias.

Por exemplo, os carros autônomos podem não fazer muito sentido sem a Internet das Coisas (IoT) trabalhando com a IA. 

A IoT ativa e regula os sensores do carro, que coletam dados em tempo real, enquanto os modelos de IA atuam na parte de tomada de decisões dos veículos.

Da mesma forma, o Blockchain pode trabalhar em conjunto com a Inteligência Artificial para resolver problemas de segurança, escalabilidade e confiança. 

2. Mídia e entretenimento orientados pela IA

Embora a IA não tenha ainda penetrado nas indústrias criativas, é provável que isso ocorra em 2020. 

Especialistas preveem que o uso dessa tecnologia poderá ajudar cineastas e desenvolvedores de jogos em relação a produção, roteiro, e até atuação.

Lembra do filme Simone, estrelado por Al Pacino e Catherine Keener? Isso pode realmente se tornar realidade em 2020.

3. Sistemas de segurança cibernética com IA

Os ataques cibernéticos estão aumentando de forma bastante rápida, superando as medidas defensivas existentes. Na verdade, os humanos não são páreos para os truques de crimes cibernéticos de hoje.

Sendo assim, os sistemas de IA vão continuar desempenhando um papel significativo no controle desses ataques. Utilizando o Machine Learning, as organizações são capazes de detectar essas violações de segurança com facilidade.

4. Interações em tempo real com clientes

Atualmente, a maioria das atividades de marketing em tempo real é limitada apenas a respostas automáticas. Porém, em 2020 teremos mais práticas realmente em tempo real, impulsionadas pela IA.

Com a ajuda dessa tecnologia, as organizações gerenciarão as interações com os clientes em tempo real em todos os canais. Além disso, poderão utilizar o marketing de IA para melhorar a retenção de clientes. 

A IA também pode ajudar os profissionais de marketing a encontrar novos públicos nas mídias sociais e em outras plataformas.

5. Criação de novos empregos

Embora a IA realmente substitua alguns trabalhos específicos, a maioria dos relatórios sobre esse assunto tem sido, de certa forma, tendenciosos. 

De acordo a Gartner, apesar de ser previsto que a IA elimine cerca de 1,8 milhões de empregos até 2020, ela também deve criar cerca de 2,3 milhões de empregos, principalmente nos setores de saúde e serviços públicos. 

Sendo assim, a ideia de que a IA vai acabar com os empregos humanos não é totalmente verdadeira. Isso porque novos trabalhos relacionados à Inteligência Artificial serão mais numerosos nos próximos anos.

Portanto, a tendência é que essa tecnologia ajude na criação de empregos em 2020.

6. Ascensão dos assistentes virtuais

Os assistentes virtuais, desenvolvidos através da IA, podem facilitar a rotina das pessoas e automatizar tarefas de atendimento ao cliente e vendas. Atualmente, já temos vários assistentes populares, como Siri, Alexa, Cortana e Google Assistant. 

Cada vez mais as empresas estão adotando esses sistemas inteligentes para realizar tarefas básicas. E, para 2020 e para os anos seguintes, haverá mais aplicações desses assistentes virtuais.

A ComScore prevê que, até 2020, cerca de metade de todas as pesquisas sejam realizadas por voz.

7. Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é um dos principais recursos de autenticação biométrica. No entanto, ainda existem relatos sobre sua imprecisão.

Porém, devido ao grande investimento e às pesquisas aprofundadas nesse campo, os especialistas estão melhorando cada vez mais essas ferramentas.

Portanto, uma das tendências de Inteligência Artificial para 2020 é que o reconhecimento facial melhore significativamente no que diz respeito à precisão e legibilidade. 

8. Segurança e privacidade

A implementação de leis como a GDPR e a LGPD, obrigaram as empresas do mundo todo a se preocupar mais com a privacidade dos dados de terceiros. Sendo assim, em 2020, essas preocupações ainda farão parte do mundo da Inteligência Artificial.

Muitas pessoas não sabem como as organizações utilizam suas informações. Em alguns casos, eles não são sequer informados sobre o uso delas. Por esse motivo, muitas pessoas estão levantando preocupações a respeito das políticas de segurança da IA.

Felizmente, os desenvolvedores estão se esforçando cada vez mais para proteger dados individuais. Desse modo, podemos esperar mais recursos de segurança e privacidade no próximo ano.

Você está preparado para o futuro?

Embora a IA ainda tenha muito para evoluir, não há dúvida do impacto positivo dessa tecnologia na educação, segurança, recursos humanos, saúde, ciência, entre outros. 

As melhorias e os avanços que a IA traz para as organizações continuarão aumentando em 2020 e nos próximos anos. 

Portanto, fique atento nas tendências de Inteligência Artificial para adquirir vantagem competitiva e melhorar os resultados do seu negócio!

Gostou deste artigo? Confira também nosso artigo sobre as 5 principais tendências do Big Data para negócios!

Deixe uma Resposta