A tomada de decisão é um desafio diário para gestores de qualquer empresa. Ao realizar esse processo com base em intuições e achismos, seu negócio pode ser bastante prejudicado.

Sendo assim, é muito importante que suas tomadas de decisão sejam baseadas em informações concretas. Desse modo, suas escolhas serão muito mais eficientes e assertivas.

Confira neste artigo 5 dicas para melhorar o procedimento decisório e otimizar os resultados da sua empresa!

1 – Defina um planejamento estratégico

Para começar o processo de tomar decisões, o primeiro passo é ter bem claro quais são os seus objetivos.

Você precisa entender onde você quer chegar e qual é o problema que você quer solucionar para chegar na melhor tomada de decisão.

Sendo assim, é necessário realizar pesquisas de mercado. Dessa forma, você poderá entender bem o perfil do seu cliente, os concorrentes, o mercado, entre outros.

A matriz SWOT, por exemplo, é uma ótima ferramenta de análise para esse momento. Através dela, você conseguirá identificar as forças e fraquezas do ambiente interno, e as oportunidades e ameaças do ambiente externo.

Assim, esse planejamento garante que suas tomadas de decisão sejam baseadas em dados concretos. Com isso, as chances de fazer boas escolhas para o seu negócio serão muito maiores.

2 – Tenha um plano alternativo

Ter um plano B também é fundamental. Mesmo com um bom planejamento estratégico, podem haver imprevistos.

Sendo assim, é sempre importante pensar em diferentes situações e problemas que poderão aparecer no meio do caminho. 

Para fazer isso, é necessário fazer uma análise para encontrar padrões, com base em acontecimentos anteriores.

Desse modo, você conseguirá criar um plano alternativo e estará preparado para lidar com possíveis imprevistos.

3 – Tenha uma visão ampla

Antes de começar a tomar decisões, os gestores precisam ter uma visão ampla da situação do negócio. Sendo assim, é necessário levar em consideração os pontos de vista de toda a equipe.

Os gestores devem ser flexíveis e estar dispostos a mudar os planos, tomar novas decisões, encarar novos desafios e oportunidades, entre outros.

Novas ideias podem surtir resultados melhores do que as iniciais. Portanto, é sempre importante ter uma visão ampla e mente aberta durante todo o processo decisório.

4 – Seja bastante criativo

Outra dica para melhorar o processo de tomada de decisão, é utilizar a criatividade a seu favor.

Fugir do comum e “sair da curva” pode trazer resultados surpreendentes para o seu negócio.

Sendo assim, a criatividade é essencial para pensar em novas possibilidades e soluções para possíveis problemas. Além disso, ser criativo também ajuda a motivar toda a equipe, o que é muito importante na gestão de empresas.

5 – Utilize as novas tecnologias

O uso da tecnologia é essencial no processo decisório. As ferramentas tecnológicas tornam as tomadas de decisão muito mais precisas e assertivas.

Isso porque o Big Data e o Business Intelligence, por exemplo, ajudam a coletar e analisar dados de forma rápida, segura e eficiente.

Assim, é possível extrair insights e encontrar padrões e tendências importantes para melhorar as tomadas de decisão. 

Desse modo, o trabalho dos gestores torna-se muito mais assertivo, uma vez que terá como base informações concretas, em vez de intuições e achismos.

Ao seguir essas 5 dicas, você conseguirá tomar decisões muito mais precisas e seguras para o seu negócio. Sendo assim, sua empresa conseguirá obter resultados muito melhores.

 

Gostou deste artigo? Confira também nosso artigo sobre Como Melhorar o Seu Negócio!

 

Deixe uma Resposta