Através do Business Intelligence, os gestores conseguem otimizar as decisões operacionais de suas empresas, desenvolvendo estratégias e táticas eficientes para obter melhores resultados. 

Existente desde a década de 1980, esse termo se refere às tendências e insights extraídos de uma análise de grandes volumes de dados.

Essa tecnologia, que também é conhecida como Inteligência Empresarial, está se tornando cada vez mais essencial para o mundo dos negócios.

Confira neste artigo tudo que você precisa saber sobre Business Intelligence.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (BI) consiste em uma série de processos e tecnologias que transformam dados brutos em informações significativas para as empresas. É um conjunto de softwares e serviços que analisam dados de maneira consistente e eficiente.

O BI impacta diretamente nas estratégias operacionais das organizações. Ele possibilita que as decisões sejam tomadas com base em fatos e dados concretos ao invés de intuições e achismos.

Assim, as ferramentas de BI analisam os dados e criam relatórios, resumos, dashboards, mapas, gráficos e tabelas para fornecer informações detalhadas e relevantes sobre o seu negócio.

Dessa forma, o Business Intelligence tem como principal objetivo ajudar a interpretar informações para melhorar o desempenho da sua empresa, além de identificar possíveis ameaças e oportunidades.

As vantagens do Business Intelligence

Confira as principais vantagens do BI para as empresas:

Ajuda no planejamento estratégico

De nada adianta ter acesso a uma grande quantidade de informações relacionadas ao seu negócio se você não souber o que fazer com elas. 

Sendo assim, o Business Intelligence auxilia esse processo de análise dados, fazendo com que as informações sejam utilizadas da maneira correta. 

Com isso, os gestores conseguem entender mais detalhadamente a empresa, o mercado, e os concorrentes.

Diminui as chances de falhas

Através do Business Intelligence, as empresas conseguem transformar dados subjetivos em informações consolidadas, relevantes, e organizadas. 

Dessa forma, os gestores conseguem trabalhar de forma mais segura e assertiva. Com isso, as chances de falhas diminuem de forma bastante significativa.

Além disso, os riscos podem ser previstos, o que evita prejuízos futuros. 

Auxilia no processo de tomada de decisão

Por muito tempo, as decisões estratégicas das empresas eram tomadas a partir da intuição dos gestores. 

Porém, hoje em dia, esse processo precisa ser pensado com mais cautela, tendo como base dados concretos.

Dessa forma, o BI é um grande aliado para esse momento. Ao fazer uma análise de dados eficiente, entender bem o consumidor, o seu negócio e o mercado, fica muito mais fácil tomar decisões assertivas e eficientes.

Melhoria das métricas e dos indicadores

O Business Intelligence também facilita o processo de mensuração do desempenho da empresa.

As ferramentas de BI auxiliam as organizações a entenderem o que está surtindo efeito e o que não está. Sendo assim, os gestores conseguem identificar onde devem colocar mais esforço.

Desse modo, se utilizados da forma correta, as métricas e os indicadores são capazes de otimizar os resultados do seu negócio de maneira considerável.

Aperfeiçoamento da experiência do cliente

Através do Business Intelligence, as empresas conseguem entender mais detalhadamente o consumidor. Desse modo, fica mais fácil identificar quais são as necessidades dele e se colocar como a melhor solução.

Com isso, as organizações conseguem atingir o público certo e da maneira mais adequada. Isso proporciona uma experiência melhor e personalizada ao cliente.

A diferença entre Business Intelligence e Big Data

Business Intelligence e Big Data são dois termos bastante conhecidos, que podem ser facilmente confundidos. Os dois conceitos são extremamente importantes e é necessário entender a diferença entre eles.

O Big Data é um termo mais abrangente. Tem como proposta coletar, processar e analisar grandes quantidades de dados, tanto estruturados quanto não estruturados.

Já o Business Intelligence tem uma proposta mais específica, que é auxiliar as empresas a chegarem em melhores decisões estratégicas. Sendo assim, as ferramentas de BI conseguem extrair informações relevantes de uma base de dados e criar relatórios.

Portanto, esses dois conceitos podem e devem ser usados em conjunto, já que um é mais generalizado e o outro tem um objetivo específico. 

O Big Data auxilia na mineração de dados de forma precisa, e o BI entrega as informações mais importantes para as organizações.

Desse modo, ao utilizar essas duas tecnologias de forma complementar, o processo de tomada de decisão se torna muito mais assertivo e seguro.

As ferramentas de Business Intelligence

O BI possui diversas ferramentas, que conseguem auxiliar qualquer tipo de empresa. 

Confira algumas delas!

Microsoft Power BI

O Microsoft Power BI consegue integrar várias fontes de dados e tem como objetivo ajudar na análise e compartilhamento de informações. Essa ferramenta permite a criação de relatórios e dashboards de forma rápida e eficiente.

Os painéis do Power BI proporcionam uma visão abrangente das métricas mais relevantes, que são atualizadas em tempo real e ficam disponíveis em smartphone, tablet e desktop.

Tableau

O Tableau tem como objetivo facilitar o processo de análise e entendimento dos dados. 

Essa ferramenta possibilita que esse procedimento seja realizado de forma rápida, simples e eficiente.

Google Data Studio

O Google Data Studio permite a transformação de dados em relatórios simples de entender, compartilhar, e adaptar. 

Além disso, uma vantagem do Data Studio é que ele pode se conectar ao Google Sheets, Google Adwords, e outras fontes de dados do Google.

Essa ferramenta é gratuita e é possível criar até cinco relatórios, podendo editá-los e compartilhá-los de forma ilimitada.

Adobe Analytics

O Adobe Analytics implementa várias análises e segmentações detalhadas, em tempo real, em todos os canais de marketing.

Outra vantagem é que essa ferramenta também possibilita a identificação do público mais relevante para sua campanha.

As tendências de Business Intelligence

Ficar atento nas tendências do Business Intelligence é fundamental para as empresas se adaptarem aos novos rumos do mercado.

Veja abaixo as principais!

Especialistas em dados

As organizações estão buscando, cada vez mais, especialistas em analisar e transformar dados em informações relevantes.

Sendo assim, uma tendência para os próximos anos é que os profissionais dessa área sejam cada vez mais requisitados e valorizados.

Storytelling

Outra tendência para o BI é o storytelling analítico, ou seja, contar uma história através de dados.

Isso porque esse é um jeito muito atraente e fácil de apresentar as informações que foram extraídas da análise de dados.

O storytelling permite que as conclusões sejam tomadas a partir de uma análise coletiva. Ou seja, tanto o criador do painel quanto o público expõem suas ideias sobre as informações apresentadas.

Portanto, esse método é bastante eficiente, além de incentivar a diversidade de ideias e estimular o trabalho coletivo.

Inteligência Artificial

A incorporação da Inteligência Artificial já é realidade para a maioria das empresas. 

Para os próximos anos, a tendência é que as tecnologias da IA se desenvolvam e se tornem cada vez mais importantes para o universo de BI.

O Business Intelligence é, portanto, fundamental para qualquer tipo de empresa. Utilizar as ferramentas de BI auxilia no processo de tomada de decisões estratégicas e faz com que seu negócio obtenha melhores resultados.

 

Este artigo foi útil para você? Não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.

 

Deixe uma Resposta