A enorme quantidade de informações disponíveis no meio digital nos dias de hoje abriu novos rumos para o ambiente corporativo. Seguindo essa ideia, surgiu o modelo de empresa Data Driven.

Seu negócio já adotou essa tendência? Caso não, é importante que você entenda esse método para implementá-lo em sua estratégia. Uma empresa Data Driven traz diversos benefícios e é uma mentalidade praticamente obrigatória se você deseja obter melhores resultados e se destacar da concorrência.

Neste artigo, explicaremos o que é uma empresa Data Driven, por que você deve adotar esse modelo, e como fazer isso da melhor forma. Confira!

O que é uma empresa Data Driven?

Com base na ideia de que analisar dados para gerar insights auxilia no processo de tomada de decisão, surgiram as empresas Data Driven.

Em outras palavras, esse modelo envolve o entendimento das informações de mercado, clientes, fornecedores, entre outros, para direcionar e aprimorar os processos do seu negócio. Dessa forma, é possível elaborar soluções mais efetivas e assertivas para obter melhores resultados.

O surgimento de novas tecnologias, como o Big Data e o Business Intelligence, fez com que essa tendência ganhasse força nos últimos anos. 

Isso porque, com o avanço tecnológico, empresas de todos os setores são capazes de interpretar grandes quantidades de dados para uma gestão mais eficiente.

O conceito de Data Driven, porém, não está somente relacionado às novas tecnologias, mas também a uma filosofia. Ou seja, uma empresa Data Driven coloca os dados como o ponto principal de sua estratégia.

Qual a importância de se tornar uma empresa Data Driven?

Nos modelos tradicionais, as estratégias são desenvolvidas com base em intuições e achismos. Já em uma gestão Data Driven, as decisões são pensadas a partir de dados concretos.

Sendo assim, uma empresa orientada para dados possui muito mais chances de acertos em suas decisões. 

Porém, para isso, é necessário que a organização saiba realizar esse processo com eficiência. Os analistas precisam saber como analisar e utilizar os dados disponíveis, de forma que eles sejam transformados em informações relevantes para o planejamento estratégico.

Ao fazer isso, portanto, a empresa garante decisões mais confiáveis, previsões mais assertivas, maior autonomia dos funcionários, entre outras vantagens.

Como se tornar uma empresa Data Driven

Depois de entender o que é esse modelo e por que é tão importante, chegou a hora de saber como transformar sua empresa em Data Driven. Para isso, você precisará de:

Uma nova mentalidade

O primeiro passo para aplicar a cultura Data Driven na sua empresa é mudar a mentalidade de todos os envolvidos.

Em muitos casos, os gestores podem se opor a utilização de uma análise de dados. Isso porque, nos modelos tradicionais, eles estão acostumados a opinar em todas as decisões estratégicas e podem não querer abrir mão disso.

Desse modo, é preciso preparar a sua equipe, mostrando os benefícios de basear seu planejamento em dados. 

Uma empresa não vira Data Driven da noite para o dia. Essa ideia tem que ser construída aos poucos, fazendo com que ela se torne parte da filosofia da organização.

Portanto, para que essa transformação aconteça, todos os colaboradores devem estar dispostos e preparados para aceitar e se adaptar a esse novo modelo.

Perfis profissionais específicos

A gestão Data Driven exige bastante conhecimento para conseguir analisar e utilizar os dados obtidos da forma correta.

Sendo assim, para implementar esse modelo, seu negócio precisará de profissionais capacitados para exercer tarefas específicas.

Um exemplo é o chamado CDO (Chief Data Officer). Esse profissional é responsável pelo gerenciamento e garantia de qualidade dos dados, pela criação de estratégias, entre outras funções.

Compartilhamento

Os processos na gestão Data Driven são bem diferentes dos modelos tradicionais. 

As informações ficam disponíveis na nuvem, garantido o acesso de toda a equipe a elas. Dessa forma, os colaboradores ganham uma maior autonomia e o trabalho se torna muito mais eficiente.

Sendo assim, se você quer implementar a cultura Data Driven na sua empresa, é necessário começar a deixar os dados acessíveis para todos. Sempre tomando cuidado, claro, com a segurança e a restrição de informações sensíveis.

Velocidade móvel

Sites que demoram para carregar trazem resultados negativos para as empresas. Além disso, também interferem na qualidade dos dados capturados.

Sendo assim, é essencial que a organização esteja sempre atenta a velocidade do site, de forma que o tempo de carregamento seja o menor possível.

Fontes confiáveis

Os dados são o ponto central da gestão Data Driven. Por isso, é extremamente importante que as informações sejam adquiridas através de fontes confiáveis e seguras, de forma responsável e transparente.

Ao obter as informações de forma correta, elas podem ser armazenadas online e offline. Essa combinação permite, por exemplo, que a empresa entenda o consumidor de modo detalhado. 

Com isso, é possível melhorar a comunicação, uma vez que você atingirá o cliente certo, da melhor forma, no momento adequado. Ou seja, seu negócio conseguirá se colocar como a melhor solução para aquilo que o seu público está buscando.

Portanto, é essencial que suas fontes sejam confiáveis. Informações falsas ou imprecisas podem levar sua empresa a tomar diversas decisões erradas.

Ferramentas adequadas

A escolha das ferramentas também é um passo fundamental na hora de transformar sua empresa em Data Driven.

Estar atento às novas tecnologias e utilizá-las a seu favor é essencial se você busca melhorar o desempenho do seu negócio e se destacar da concorrência.

Ferramentas como Big Data e Business Intelligence, por exemplo, são capazes de analisar grandes quantidades de dados de forma rápida, segura e eficiente.

Para isso, muitas organizações optam por contratar os serviços de empresas especializadas e experientes com essas ferramentas para auxiliar o processo.

Este artigo foi útil para você? Quer saber mais sobre empresas especializadas em Big Data, Business Intelligence e outras tecnologias? Entre em contato com a Neomove e entenda mais sobre os serviços que oferecemos.

Deixe uma Resposta