A utilização do Big Data para negócios está se tornando cada vez mais fundamental. Essa tecnologia possibilita que as organizações consigam sobreviver às mudanças do mercado e melhorar seu desempenho.

Desse modo, é muito importante estar sempre atento às tendências dessa ferramenta para garantir vantagem em relação aos concorrentes.

Confira neste artigo 5 tendências do Big Data para impulsionar sua empresa!

O que é Big Data?

De forma geral, o Big Data é uma técnica que organiza, trata e analisa grandes quantidades de dados.

Essas informações, que podem ser tanto estruturadas quanto não estruturadas, geram insights que auxiliam nas tomadas de decisão.

Sendo assim, essa tecnologia é essencial para qualquer tipo de empresa hoje em dia. Através dela, os gestores conseguem desenvolver ações estratégicas assertivas e obter melhores resultados.

Principais tendências do Big Data para negócios

1 – Machine Learning

Conforme as ferramentas de Big Data foram se desenvolvendo, as empresas passaram a investir mais em Machine Learning.

O aprendizado de máquina é uma vertente da Inteligência Artificial na qual as máquinas aprendem sozinhas a partir de um grande volume de dados, e se atualizam automaticamente.

Essa tecnologia está se destacando cada vez mais no mundo dos negócios e a tendência é que ela continue se aperfeiçoando. 

Os sistemas mais avançados estão indo além de algoritmos tradicionais, ou seja, são sistemas capazes de entender, aprender, prever, se adaptar e potencialmente operar de forma autônoma.

2 – Análise preditiva

A análise preditiva está bastante relacionada ao Machine Learning. Isso porque os sistemas de aprendizado de máquina fornecem os mecanismos para os softwares de análise preditiva.

Esse modelo é utilizado para identificar padrões e determinar comportamentos futuros. Além disso, essa tecnologia também ajuda a identificar possíveis oportunidades e ameaças para as organizações.

Desse modo, a análise preditiva é bastante eficaz para auxiliar nas tomadas de decisão das empresas.

Devido a sua importância para o ambiente corporativo, essa ferramenta está se desenvolvendo e sendo cada vez mais incorporada no mundo dos negócios.

3 – Segurança

A implementação de algumas leis, como a GDPR e a LGPD, obrigaram as organizações do mundo inteiro a pensar mais na privacidade dos dados de terceiros.

Sendo assim, muitas empresas passaram a reestruturar seus métodos de consentimento atuais, incorporando o Big Data às suas estratégias de segurança. 

Desse modo, uma tendência para os próximos anos é que as organizações se esforcem cada vez mais para adotar políticas de proteção, visando um melhor relacionamento com os clientes. 

O Big Data possui, nesse contexto, um papel fundamental, principalmente na identificação prévia de fraudes e roubo de informações.

4 – Aplicativos Inteligentes

As organizações estão aplicando, de diversas formas, o Machine Learning e a Inteligência Artificial para criar aplicativos inteligentes.

Esses aplicativos utilizam o Big Data para analisar o comportamento dos consumidores e, assim, conseguir proporcionar uma experiência personalizada a eles.

A tendência é que, nos próximos 10 anos, quase todos os aplicativos utilizem essa tecnologia para funcionar.

5 – Especialistas em Big Data

As empresas estão percebendo cada vez mais a importância de uma análise de dados eficiente para obter melhores resultados. 

Devido a isso, houve um grande aumento na busca por profissionais altamente especializados e capacitados para essa tarefa.

Desse modo, essa profissão está se tornando muito importante e valorizada no ambiente corporativo. E, para os próximos anos, a demanda por especialistas em Big Data tende a aumentar de forma significativa.

 

Não há dúvidas que o Big Data está se tornando cada vez mais essencial para o mundo dos negócios. Gostou deste artigo? Não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.

 

Deixe uma Resposta